Se atualizar, buscar por maior competitividade ou possuir processos digitalizados e mais velozes, vem trazendo em discussão o grande desafio que as empresas vem enfrentando ao implantar uma cultura mais digital dentro da organização.

Para Cesar Gon, CEO e fundador da CI&T uma grande multinacional brasileira de soluções digitais, o principal entrave para as companhias é modificar sua estrutura, sair da zona de conforto para que a comunicação aconteça, surgindo assim cinco principais desafios na implementação digital de uma empresa:
Percepção da Urgência
Existem muitas instituições que deixaram de existir porque não tiveram a percepção de que precisam se transformar, e assim acompanhar o mercado e as necessidades do cliente. Por exemplo, a Rede Globo que se mantem constantemente atualizada com o mercado, percebeu o crescimento de audiência no serviço de streaming e desde então, vem focando conteúdos especiais e o lançando seu próprio streaming GloboPlay.
Aprendizado Rápido
Outro o obstáculo é estar preparado para se adequar ao ritmo e a precisão dos processos. É essencial testar hipóteses e implementar MVPs (Produto Mínimo Viável) para ter feedbacks rápidos do cliente ou consumidor final. A análise de dados e números mostra o que o experimento permitiu.
Comando e Controle
O terceiro obstáculo é o padrão de todas as empresas. O chefe é a pessoa com mais experiência para dizer o que fazer, os demais apenas executam sem discussão sobre o assunto.
Mas para Cesar, o líder tem que se transformar do comando e controle para um líder inspirador, dessa forma, todos são convidados a trocar informações, e os departamentos devem repensar as métricas segmentadas para alcançar esse objetivo.
Cultura da Experimentação
No mercado atual a experimentação praticamente não ocorre, pois o caminho mais fácil é seguir com um planejamento anual e complexo, que na maioria das vezes não traz o resultado esperado.
Com a transformação digital, a experimentação é essencial, pois permite que hipóteses sejam testadas em períodos mais curtos e que as mudanças aconteçam enquanto o produto recebe melhorias e atualizações.
Expor Erros
Na cultura corporativa tradicional, os erros nunca devem aparecer ou fazer parte do dia a dia de trabalho, por isso as empresas se deparam com grandes dificuldades em trabalhar com a possibilidade de errar, mas esquecem que somente assim buscamos resolver o problema e não somente tentar achar o culpado.
Fonte: www.meioemensagem.com.br/home/marketing/2019/01/09/os-5-grandes-desafios-da-transformacao-digital-das-empresas.html